15 de set. de 2010

Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Os Homens que Não Amavam as Mulheres


Autor: Stieg Larsson

Editora: Companhia das Letras

Categoria: Literatura Estrangeira/ Policial

Sinopse: "Os Homens que não Amavam as Mulheres" é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada.
   Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mas as inquirições de Mikael não são bem-vindas pela família Vanger. Muitos querem vê-lo pelas costas. Ou mesmo morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois... até um momento presente, desconfortavelmente presente.
     
   Resenha: A primeira coisa que eu posso falar sobre “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” é: ESSE LIVRO É ABSURDAMENTE INCRIVEL!
   O livro é super bem escrito, o texto é coerente, as idéias e os fatos são apresentados de uma maneira extraordinária, às vezes parecia que eu não estava lendo de tão envolvente que o livro é. Os personagens me cativaram de uma maneira muito eficiente, numa hora eu estava com dó do Mikael Blomkvist, e em outra eu estava morrendo de ódio pelo Martin Vanger.
   O mistério apresentado no livro é... Não tenho nem palavras para descrever. Eu sempre achava que sabia o que tinha acontecido com Harriet Vanger, e a todo instante eu mudava de opinião, para mim foi praticamente impossível descobrir o que tinha acontecido, e só fui descobrir quando já era tarde de mais...
   Eu me identifiquei bastante com a ‘heroína’ Lisbeth Salander, ela é enigmática, é impossível saber o passado dela, além do, mas ela é incrível!
   Bem, há algumas coisas que eu achei que deveriam ter sido mais exploradas, como o relacionamento entre o Mikael e Lisbeth.
   “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” é um livro com cenas fortes, então esteja preparado, e fique com a minha recomendação: LEIA!

4 comentários:

  1. Muito perfeita sua resenha!
    Fiquei com vontade de ler o livro, se você tiver ele me empresta????

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. ameiiiiii a resenha *______*... agora fiquei mt curioso quanto ao livro^^... só acho q vc deveria se afixar mais no enredo e seria legal se vc desse uma nota no final pelo "conjunto" do livro *___*... mas ta sim mt perfect... o/... continue assim^^ otimo blog^^

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha, ficou show! Parece ser um bom livro, afinal de contas.
    Também sou a favor de uma nota final pro livro, se for possível seria bacana.
    Mas enfim, ficou bem legal.
    Continue assim :D

    ResponderExcluir
  4. PRECISO ler esse livro, ele já estava na lista de livros que eu pretendia ler, mas agora, está em primeiro. ;)

    ResponderExcluir