27 de out. de 2010

Prisioneira em Teerã

Prisioneira em Teerã

Autor: Marina Nemat

Editora: Planeta do Brasil

Categoria: Literatura Estrangeira/ Biografias e Memórias

Sinopse: Era o tempo da brutal Revolução Islâmica do aiatolá Khomeini. Marina Nemat tinha apenas dezesseis anos quando foi presa pela Guarda Revolucionária do Irã por ter iniciado uma greve escolar. Levada para Evin, a temida prisão política de Teerã, foi torturada e condenada à morte. Mas um interrogador se apaixonou por ela e salvou-a do fuzilamento. Nessas memór ias, tão terríveis que parecem ficção, Marina faz um relato desconcertante do horror e da ternura vividos entre 1982 e 1984. Por mais de vinte anos, ela tentou esquecer. Foi impossível. "Prisioneira em Teerã" põe fim a seu longo e angustiado silêncio.

Resenha: Esse foi o primeiro livro de memórias que eu li, com ele eu aprendi a não julgar um livro pelo gênero, pela sua classificação.
     Quando eu comecei a ler “Prisioneira em Teerã”, eu achei que o livro ia ser monótono, chato, afinal, que graça tinha ficar lendo as memórias de alguém?! Bem, ao terminar de ler o livro a pergunto mudou. Qual é a graça de não ler as memórias de alguém?!
     Sempre pensamos “Uau! Queria ser um herói, um mártir. Queria poder fazer diferença em alguma coisa!” E com isso, pensamos que conseguir com que nosso nome seja escrito nas páginas dos livros de história seja algo fácil, porém não é. Fazer a diferença é algo que exige muitos sacrifícios, muitos dos quais não estamos dispostos a fazer, porém, somos obrigados a fazê-los.
     E foi assim com Marina Nemat. Talvez seu nome não esteja escrito nos livros de história, entretanto, ela esta nas listas de intermináveis prisioneiros políticos do Irã.
    Ela contou os horrores de Evin.
    Evin. Quem já ouviu falar de Evin?! Ninguém! Pelo menos a maioria das pessoas não sabe o que é Evin. Bem, Evin é uma prisão iraniana que fica em Teerã, lá, coisas terríveis acontecem, porém não cabe a mim contar o que acontece lá, não cabe a mim contar como é ter os pés açoitados, e não cabe a mim contar como é ver pessoas morrerem.
     “Prisioneira em Teerã” é um livro que me prendeu do início ao fim, cada página cativa, e cada momento da vida de Marina parece ser o ultimo, nunca se sabe o que pode acontecer na próxima página. Isso é fascinante.
     Bem, no meu intimo eu desejava que Marina passasse a amar Ali, o que não aconteceu, afinal, “Prisioneira em Teerã é  historia de uma pessoa real, ñ é um livro de ficção.
    “Prisioneira em Teerã”, é um livro incrível, que conta parte da vida de uma mulher excepcional chamada Marina Nemat.

Nota: 5/5

Até...

Um comentário:

  1. Sugoiiiiiiiiiiiiiiiiiii o/... que maximo ha-chan
    mais um livro que tá com cara de que vai pra lista...^^... o/gostei mt *__*


    eu ja li alguns livros de memorias e sim... eram leituras interessantes^^... sim sim mt interessantes^^ o/... esse parece ser um bom livro...
    hei de le-lo^^... o/... vlw pela review... ficou otima *_____* continue assim o/... amo seu blog *__*

    ResponderExcluir