23 de fev. de 2011

Mais Pesado que o Céu - Uma Biografia de Kurt Cobain

Charles R. Cross
Globo Editora
Literatura Estrangeira/ Biografias e Memórias
450 páginas

O livro. Heavier Than Heaven apresenta a vida singular de Kurt Cobain, o mítico líder do Nirvana, banda que revolucionou o estagnado mundo da música pop no início da década de 1990, com o lançamento do clássico álbum Nevermind. Em capítulos que evoluem em ordem cronológica, Charles Cross traça a vida de Cobain desde sua infância, quando ele morava no interior de um trailer numa cidade perdida do estado de Washington, até a conquista da fama, do sucesso e da adoração de toda uma legião de fãs. Heavier Than Heaven revela os dramas familiares que instigaram a criatividade musical de Cobain, a história da geração que moldou seu caráter e sensibilidade, detalhes do vício pela heroína, os planos suicidas e seu estranho e conturbado caso de amor com Courtney Love. Analisando relatos médicos e policiais, e cartas do próprio músico, Charles Cross também revela fatos novos sobre a saúde de Cobain, sua depressão e seus últimos dias.

   Para quem não sabe, Kurt Cobain era o vocalista do Nirvana, ele se suicidou em 1994 após varias tentativas de se livrar do vicio em heroína. Quando eu comecei a ler “Mais Pesado que o Céu”, eu não sabia quem era Kurt, quero dizer, eu já tinha escutado algumas musicas do Nirvana, mais eu realmente não sabia quem era a pessoa Kurt.
   Ler esse livro foi muito difícil, é um livro muito emocional. Muitas vezes eu tive que parar a leitura, principalmente no inicio, pois as cosas que aconteciam com o pequeno Kurt Cobain aconteceram comigo também, eu não conseguia ler porque eu não queria enfrentar os meus próprios medos e magoas.
   Uma das partes mais legais do livro foi ver como o Nirvana nasceu, normalmente quando agente vê uma banda de muito sucesso vem logo a cabeça que é fácil chegar ate ali, que é apenas compor musicas legais e toca-las que a banda vai ser reconhecida (pelo menos eu pensava assim), porem não é assim. O pessoal do Nirvana ralaram muito para chegar onde chegaram, literalmente passaram pelo inferno para serem conhecidos mundialmente. Isso foi uma lição de vida para mim, mostrou que para conseguir alguma coisa devemos nos esforçar e lutar pelo o que queremos.
   Bem, o livro é ótimo, houve um verdadeiro trabalho de se buscar a verdade na historia do Kurt, o autor está de parabéns pela pesquisa. É um livro recomendado para quem quer saber um pouco mais sobre o punk rock, sobre o Nirvana e lógico para entender Kurt Cobain.

4/5

2 comentários:

  1. É difícil mesmo quando história de vida do biografado se reporta a fatos que vivemos e que nos impactaram. Que bom que a leitura lhe agradou. =D

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tu extraistes da biografia mensagens positivas, é uma história bastante conturbada e cheia de obstáculos.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir