26 de mar. de 2011

Desafio Literário 2011 - Março (Livro 1)

Romeu e Julieta
William Shakespeare
L&pm
Artes/ Teatro/ Literatura Estrangeira/ Literatura Juvenil
162 páginas

A obra dramática de Shakespeare funde uma visão poética e refinada a um forte caráter popular, no qual os assassinos, as violações, os incestos e as traições são ingredientes. Suas peças trazem um estudo magistral da psicologia dos protagonistas realçado pelo equilíbrio com que o autor apresenta outras personagens, bem como pelo contraponto entre os diálogos e monólogos - perfeitas obras-primas de linguagem poética. A tragédia 'Romeu e Julieta' é uma das suas obras-primas. A história foi baseada em fatos reais, ocorridos na Itália medieval. Na literatura universal, nenhuma outra história de amor teve o mesmo sucesso que a dos amantes de Verona. 

“Romeu e Julieta” conta a trágica historia de amor de dois jovens que viviam na cidade de Verona. Romeu e Julieta são de famílias rivais, entretanto os dois ficam perdidamente apaixonados, e apesar da rixa entre as famílias eles fazem de tudo para consolidar esse amor.
Sempre que se fala em “Romeu e Julieta” vem logo a mente uma linda e trágica historia de amor, com as mais inimagináveis cenas românticas e todas as pompas, ao menos eu pensava isso, entretanto eu me decepcionei com o livro. Acho que esperei de mais, imaginei de mais.
                        Eu sei que “Romeu e Julieta” trata-se na verdade de uma peça, por isso o texto é um pouco diferente de um livro “normal” e que as coisas devem acontecer de uma maneira mais rápida por causa do tempo, mas, isso é um pouco estranho. O ritmo é acelerado de mais, a paixão surge extremamente rápido, e eles se casam mais rápido ainda, é estranho ler isso.

[...] Amor é uma fumaça que se eleva com o vapor dos suspiros; purgado é o fogo que cintila nos olhos dos amantes; frustrado, é o oceano nutrido das lágrimas desses amantes. O que mais é o amor? A mais discreta das loucuras, fel que sufoca, doçura que preserva.[...]
Página 23

                        A historia é linda, há trechos maravilhosos, não há como negar, a única coisa que eu não gostei foi o ritmo extremamente acelerado. Agora, para não falar apenas do que me incomodou... Eu amei o desfecho do livro, geralmente sempre há o “final feliz”, e na verdade eu sou uma amante dos finais trágicos, então foi maravilhoso ler um ótimo final trágico. 

4/5

2 comentários:

  1. Eu também não me dôo com os finais trágicos...desde que sejam coerentes com a trama, por que não? Amo essa história!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Clássica essa história. E linda. Tanto em literatura como nos filmes! Ótima escolha.

    Obrigada pela sua visita no blog e também pela dica que você deixou lá: não conhecia o título Prisioneira em Teerã, procurei sobre o livro, adorei a sinopse e vou logo comprá-lo. Gosto muito de livros que abordam culturas tão singulares e diferentes.

    Beijos!

    Sandra
    http://apenausmavez.wordpress.com
    @thetangerine

    ResponderExcluir