17 de jul. de 2011

Uma Mulher Vestida de Sol

Ariano Suassuna
José Olympio
Artes/ Teatro/ Literatura Nacional
196 páginas

Uma Mulher Vestida de Sol foi a primeira grande tragédia produzida no Nordeste. Escrita para um concurso promovido pelo Teatro do Estudante de Pernambuco, em 1947, e classificada em primeiro lugar, deu início também à carreira de autor teatral de Ariano Suassuna. Segundo Suassuna, a obra era, ainda, sua primeira tentativa de recriar o romanceiro popular nordestino.

Ao ler essa peça eu me lembrei muito de “Romeu e Julieta”, não que as estórias sejam iguais e tenham finais semelhantes, mas as duas peças tratam de amores impossíveis. Amores impossíveis na maioria das vezes rendem boas estórias, e o mesmo acontece em “Uma Mulher Vestida de Sol”, todos os personagens ficam de uma forma ou de outra envolvidos no conflito, e isso de alguma forma fez com que a peça crescesse, afinal os personagens falavam sobre um único tema, impedindo que se perdesse o foco.
                               Teve apenas uma coisa que eu não gostei, a repetição das mesmas coisas ato após ato, é claro que como a peça se trata do romance proibido esse tema é constantemente abordado, a repetição no caso são de historias dos passados das famílias.

3/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário