20 de jan. de 2011

Além do Planeta Silêncioso

C. S. Lewis
Wmf Martins Fontes
Literatura Estrangeira/ Romance/ Ficção
240 páginas

Neste livro, o primeiro da empolgante trilogia de ficção científica de C. S. Lewis, o Dr. Ransom, um professor da Universidade de Cambridge, é sequestrado por dois cientistas do nosso planeta e levado numa espaçonave ao planeta vermelho de Malacandra, que ele conhecia por Marte. Seus sequestradores planejam saquear os tesouros do planeta e oferecer a vida de Ransom em sacrifício às criaturas que lá vivem. Ransom descobre que a Terra é conhecida pelas criaturas de Malacandra como “planeta silencioso”, cuja trágica história é conhecida por todo o Universo.

   Além do Planeta Silencioso conta a historia do professor universitário Ransom, que em uma jornada pela Inglaterra acaba prometendo a uma senhora que encontra durante o caminho que a ajudaria. Essa ajuda consiste em ir até uma casa e buscar Harry. Ao chegar nessa casa Ransom reencontra um antigo colega de escola. Após conversar e beber com seu antigo colega Ransom se vê em grande perigo.
   Eu não sei bem o que falar de “Além do Planeta Silencioso”. A leitura foi ótima, num ritmo em que apenas C. S. Lewis sabe escrever. Assim como quando eu li “As Crônicas de Nárnia”, eu fui transportada para o lugar onde a historia se passava, Malacandra se tornou real para mim enquanto a historia seguia o seu curso.
   Porém, “Além do Planeta Silencioso” contem muito mais do que uma ótima descrição e uma boa narrativa. C. S. Lewis encheu o livro com questões filosóficas, que nos fazem refletir e procurar uma resposta de “porque somos assim”. Hoje em dia a guerra e o ato de matar, já tão impregnados na nossa história, se tornaram comuns. Já em Malacandra, isso é inadmissível, e a comparação entre o povo malacandriano e nós é inevitável.
   Ler esse livro me fez ficar enojada com a humanidade no geral, e me fez ver que os “grandes problemas” da nossa sociedade são na verdade um tanto simples de serem resolvidos, e a resposta para todos eles estariam simplesmente no ato de “ceder”.

Trilogia Cósmica:
  •     Além do Planeta Silencioso
  •     Perelandra (previsto para o segundo semestre de 2011)
  •     Uma Força Medonha (previsto para o segundo semestre de 2012)
5/5

Um comentário:

  1. Sugoii hainee....

    esse livro me chamou muito atenção...
    Bem... eu gosto das cronicas de narnia e talz... confesso que nunk fui muito fã do lewis XD... (maru maluco acha que ele eh plagio e_e''')

    mas esse livro realmente me intrigou o_o''' vou procurar, parece mt interessante... sim sim... nossa sociedade vive de problemas que poderiam ser resolvidos com o simples ato de um dos lados cederem, nós vivemos num mundo em que o modismo se tornou a principal regra do sistema... e por isso... o pensamento proprio é algo que esta numa incrivel falta nesse mundo... muitas pessoas vivem de alienações e sem questionar, vendem-se ao sistema claramente, e esqueçem, que ao se vender, eles deixam de ser pessoas, para virarem simples objetos.


    nuss haine... parabens *-* amei a resenha ^^ como sempre neh... amo o IP e amo vc ^^

    vivaaa ao IPPP \o/

    ResponderExcluir