20 de jan. de 2011

Desafio Literário 2011 - Janeiro (Livro 2)

Luxo

Anna Godbersen
Rocco
Literatura Infanto Juvenil/ Literatura Juvenil/ Literatura Estrangeira
397 páginas

O livro acompanha a história das jovens irmãs Elizabeth e Diana Holland, filhas da alta sociedade nova-iorquina, levando uma vida de luxo e sonhos, mas cercada de intriga, inveja, escândalos, paixões proibidas, interesses e desilusões. A autora faz um retrato de uma época de aparente inocência em que não cumprir as regras sociais poderia levar ao ostracismo, mas seguir o coração poderia custar ainda mais caro. 

   Luxo conta a historia de Elizabeth Holland e sua irmã Diana. Recém chegada de Paris, Elizabeth vai a um baile à fantasia organizado pela sua amiga Penélope Hayes, uma nova rica. Porém na manha de domingo seguinte ao baile, Elizabeth e Diana recebem uma noticia drástica que põem em risco sua posição social.
   Foi realmente estranho ler “Luxo”. Logo no inicio do livro eu já sabia o que ia acontecer com todos os personagens nas páginas seguintes, e isso me desanimou a lê-lo, já que o livro tinha se tornado previsível. E antes que me entendam mal, o fato do final do livro ser descoberto logo no inicio não tem nada a ver com o prólogo, que já revela em parte o desfecho de Elizabeth Holland.
   Na verdade, eu acho que eu me expressei de maneira errada, eu não gostei de ler Luxo. O livro foi focado nos personagens errados, na minha opinião. Os personagens mais interessantes de toda a historia, Henry Schoonmaker e Will Keeler, não foram usados com todo o seu potencial. E o lado psicológico de todos estava muito fraco, apenas dois personagens mudaram no decorrer do livro, porém a mudança foi mínima.

2/5

3 comentários:

  1. compreendo... é, realmente, já li varios livros que se assemelham a isso que você disse ha-chan... é muito complicado... bem... em primeira visão não foi muito de agrado o livro, mas quem sabe eu dê uma olhada na livraria pra ver oq acho ^^...

    muito obrigado pela resenha haine ^^ como sempre perfeita ;D ^^

    ResponderExcluir
  2. oi!
    nossa, o que eu mais gosto num livro dão as descrições psicologicas... se é fraco nisso, fica muito superficial mesmo! que pena :( tomara que o de fev seja melhor ;)
    bj!

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de narrativa parece-me não agradar tanto. Já tive oportunidade de folhear o livro em alguma livraria, mas não me interessei. Tomara que o Desafio lhe proporcione leituras mais agradáveis. Bjs

    ResponderExcluir