11 de mai. de 2011

Cartas a um Jovem Poeta

Rainer Maria Rilke
L&PM
Literatura Estrangeira
96 páginas


Paris, fevereiro de 1903. Rainer Maria Rilke (1875-1926) recebe uma carta de um jovem chamado Franz Kappus, que aspira tornar-se poeta e que pede conselhos ao já famoso escritor. Tal missiva dá início a uma troca de correspondência na qual Rilke responde aos questionamentos do rapaz e, muito mais do que isso, expõe suas opiniões sobre o que considerava os aspectos verdadeiros da vida. A criação artística, a necessidade de escrever, Deus, o sexo e o relacionamento entre os homens, o valor nulo da crítica e a solidão inelutável do ser humano: estas e outras questões são abordadas pelo maior poeta de língua alemã do século XX, em algumas das suas mais belas páginas de prosa.

“Cartas a um jovem poeta” revelou-se uma agradável surpresa. Eu tinha em mente que o livro ia ser chato e com uma leitura difícil, mais eu estava redondamente enganada. “Cartas a um jovem poeta” é o tipo de livro que mexe com a sua percepção de mundo e joga algumas verdades na sua cara.
É um livro altamente reflexivo e que deveria ser lido varias vezes em diversos momentos, pois, nós mudamos com o tempo e a forma como enxergamos o mundo também muda. Acho que se eu tivesse uma mesinha de cabeceira, esse livro provavelmente estaria nela.
Na tem como falar mais de “Cartas a um jovem poeta” sem dar grandes spoilers, então é melhor para por aqui. E apenas para finalizar, esse livro não é para o jovem poeta, mais sim para o jovem homem, para as pessoas que, assim como eu, conhecem pouco desse mundo, não tem vivencia o suficiente.

5/5

Um comentário:

  1. Confesso que esse tipo de livro não faz meu estilo. Mas quem sabe um dia não me animo?
    Ótima resenha
    Bjs

    ResponderExcluir