30 de mai. de 2011

Capa Contracapa #2

                 Hoje o Capa Contracapa traz uma coleção que eu descobri na minha procura por capas legais. A coleção é "Só um Conto!".



No Manantial

Simões Lopes Neto
Artes e Oficios
Literatura Infanto-Juvenil/ Literatura Juvenil

Manantial não é manancial, fonte, olho d'água: é atoleiro, pântano, lugar de águas escuras e traiçoeiras. E é nesse lugar sombrio que acontece o desfecho do conto de Simões Lopes Neto. Para lá o leitor é levado, junto com Maria Altina e Chicão, numa corrida desenfreada em direção ao fim trágico. Maria Altina era moça mimada, tratada com todos os cuidados pelo pai, a avó e uma tia. Enamorou-se de André, o furriel que pediu sua mão a Mariano, o pai, e somente para ele tinha olhos e suspiros. Mas havia Chicão, rapaz que despertava medo em Maria Altina. Ela não estava errada. Tomado de fúria, Chicão arrasta a moça, que não se entrega, para o fundo das águas barrentas do manantial.


A Máscara da Morte Rubra
Edgar Allan Poe
Artes e Oficios
Literatura Infanto-Juvenil/ Literatura Juvenil


Enquanto a Morte Rubra dizima o povo, o Príncipe encastela-se em uma de suas propriedades, inviolável construção, onde a peste jamais poderia adentrar. Blindando sua fortaleza das emanações da terrível epidemia, promove festas, bailes e todo o tipo de diversão. E lá permaneceria enquanto o mundo não anunciasse o fim do perigo. Num desses bailes, no entanto, uma presença chama a atenção de todos aqueles que se julgam invulneráveis. 
 

 A Catormante

Machado de Assis
Artes e Oficios
Literatura Nacional/ Contos e Crônicas

 A cartomante é a história de um triângulo amoroso. Depois de anos de distância, Vilela reencontra o amigo Camilo e apresenta-lhe sua esposa, Rita. Paixão, traição e adultério fazem parte desta trama, que tem uma cartomante como personagem chave, selando o destino dos três.



Pai Contra Mãe
Machado de Assis
Artes e Oficios
Literatura Infanto-Juvenil/ Literatura Juvenil

O personagem principal desse conto é um caçador de escravos que, ao se tornar pai, vê-se diante de uma grave crise financeira. Não tendo como sustentar o filho, precisa levar adiante a decisão de deixar o pequeno na roda dos enjeitados. Do outro lado, uma escrava fugida, grávida, busca a liberdade para o filho ainda em seu ventre. O encontro dos dois revela , porém, que nem todos os nascimentos são bem sucedidos. Machado de Assis, através do conto escrito no auge de sua maturidade, joga no rosto da sociedade essa trama inclemente.

Um comentário:

  1. Olá!
    Realmente as capas são muito legais. Adorei a do livro A Máscara da Morte Rubra. Muito linda.
    Bjs

    ResponderExcluir