4 de mai. de 2011

Desafio Literário 2011 - Abril (Livro 2)

Admirável Mundo Novo

Aldous Huxley
Globo Editora
Literatuda Estrangeira/ Romance/ Ficção Científica
398 páginas

Ano 634 df (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (precondicionados) têm comportamentos (preestabelecidos) e ocupam lugares (predeterminados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime.
Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, "Admirável Mundo Novo" é um dos livros mais influentes do século 20.


                        “Admirável Mundo Novo” mostra a “nova” sociedade contemporânea, onde as regras de conduta moral e normas sociais são completamente diferentes. Mostra um novo conceito de sociedade e civilização.
                        Bem, bimestre passado nas aulas de filosofia, a professora sempre falava sobre nosso conceito de mundo civilizado, em suma, o que às vezes é civilizado para determinado grupo de pessoas não é para outro. E eu não tinha entendido isso até ler esse livro, principalmente pelo fato do “não civilizado” serem coisas com as quais vivemos e convivemos desde pequenos, como a religião e grades obras da literatura como “Romeu e Julieta”.
                        Admirável Mundo Novo foi publicado na década de 30, e quase 80 anos depois parte do mundo idealizado por Aldous Huxley se concretizou nos dias de hoje. A moral de hoje não é a mesma de 20 anos atrás, assim como a moral de 20 anos atrás não foi a mesma de 60 anos atrás. As coisas mudam. E continuam mudando. O livro nos induz a uma reflexão sobre a sociedade e sobre como as coisas serão num futuro relativamente próximo. O que queremos? Perder nossa liberdade em busca da felicidade ou abraçar o sofrimento com todas as paixões, dores e percas que podemos suportar?
                        Agora, saindo da questão filosófica, a opinião de uma simples adolescente. O livro é bem legal, apenas a linguagem é um pouco difícil, mais na medida em que se avança na leitura a linguagem vai se tornando um tanto “familiar”. Os personagens são ótimos também, principalmente o John, simplesmente me apaixonei por ele. A carga psicológica do livro é muito intensa, desde as frases de “lavagem cerebral” ate as cenas de ódio, tudo tem um grande peso.
                        Acredito que haja duas formas de ler “Admirável Mundo Novo”, a primeira é ler apenas por ler, provavelmente se você fizer isso o livro vai se tornar muito chato e cansativo, entretanto, se você optar pela segunda forma, ler analisando, o livro vai se tornar um tanto agradável.
                        Até... 

3/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário