7 de mai. de 2011

Desafio Literário 2011 - Maio (Livro 2)

Rota 66

Caco Barcellos
Editora Record
Literatura Nacional/ Reportagem
352 páginas

´Rota 66´ é um livro já consagrado pelo público e pela crítica, onde o autor desmonta a intricada rede que forma o ´esquadrão da morte oficial´ montado em São Paulo. Resultado de uma investigação meticulosa e audaciosa, a obra foi escrita por Caco Barcelos, que é correspondente internacional da Rede Globo e considerado um dos jornalistas de maior prestígio dentro da emissora, pela audiência conseguida por suas reportagens.

                        Acho que nunca foi tão difícil resenhar um livro. E olha que para mim é difícil resenhar qualquer livro já que eu comecei a fazer isso apenas recentemente. Eu tentei começar a resenha de varias maneira, como por exemplo, falando o que eu senti durante a leitura, ou colocando um dado marcante logo de cara. Entretanto nada disso parecia ser real e bom o bastante.
                        Esse é o segundo livro reportagem que eu leio, então eu já estava um pouco familiarizada com o gênero, e assim o livro se tornou meio cansativo, afinal é um pouco enjoativo a cada página você se deparar com mais uma morte, mais um fuzilamento, mais um local lavado com sangue.
                        O livro foi muito bem escrito, e a denuncia é percebida logo nas primeiras páginas, se eu fosse falar no geral eu poderia falar que o livro não tem falhas. Talvez o único ponto que eu não gostei na apresentação do livro é que ele não segue uma ordem cronológica, e isso me deixou um pouco perdida, já que as vezes eu estava em um trecho que se passava em 92 e numa parte próxima voltava ao ano de 72.
                        Bem, é um ótimo livro, sem duvidas, eu apenas não recomendaria para quem nem consegue suportar a palavra e a descrição de uma “morte violenta”.

4/5

5 comentários:

  1. Eu pensei muito em escolher este livro, mas voce nao pareceu muito entusiasmada na sua resenha, apesar de dizer que gostou. O tema realmente e' indigesto. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tipo, o livro é bom, mais ler a todo instante sobre morte não é muito agradavel.

    ResponderExcluir
  3. Olá. eu tinha colocado este livro do caco barcellos na minha lista do DL também, mas quando passei os olhos por ele, para colocar na ordem para ler, achei muito sanguinário, então troquei pelo outro dele, abusado. que me pareceu mais "leve". Mas, ainda vou ler rota 66, quando meu espirito permitir.... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah! O Livro é bom! Penso apenas que temos momentos específicos para encarar estas leituras. Para mim serviu pra desenvolver o senso critico, nesta atual fase da vida!



    [Obrigada pela visita, cá estou começando a conhecer este cantinho] :)

    ResponderExcluir
  5. Realmente, não é uma leitura de entretenimento. Como se trata de um reportagem-denúncia, a recepção pode ocorrer mais como um despertar para a realidade lástimável em que estamos inseridos.
    Sua resenha está ótima assim do seu jeito e com o seu olhar. =D

    Beijocas

    ResponderExcluir