19 de jun. de 2011

Desafio Literário 2011 - Junho (Extra 2)

Auto da Compadecida

Ariano Suassuna
Agir
Artes/ Teatro/ Literatura Nacional
186 páginas

O "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. 

O “Auto da Compadecida” conta a estória de João Grilo, um ‘safado amarelo’ que tem por arte se meter em confusão, colocando, na maioria das vezes seu amigo Chicó nas enrascadas junto com ele.
Estou me surpreendendo com os testos teatrais, a minha experiência com “Édipo Rei” foi apenas razoável, e como era uma tragédia grega há certas características com as quais eu não estava familiarizada, fazendo com que o texto ficasse um pouco estranho aos meus padrões. Entretanto, tanto “Lisbela e o Prisioneiro” e “Auto da Compadecida” foram ótimos de ler! A leitura correu tão gostosa (principalmente com “Auto da Compadecida”) que no final veio na cabeça “Ué?! Só isso? Mais!”.
                       Quando eu vi o filme “O Auto da Compadecida” eu era muito pequena, então eu não me lembro do filme por completo, contudo, o filme parece ser muito fiel ao livro, pois durante a leitura do livro as cenas do filme passavam pela minha cabeça.
                       Bem, o que mais dizer?... Foi uma leitura divertida, não tem como negar, eu ri bastante. Então, se você procura uma leitura prazerosa ao extremo, eu recomendo “Auto da Compadecida”, que é uma “arte erudita brasileira a partir das raízes populares da nossa cultura”*.

5/5

* A parte entre aspas é uma parte de uma citação feita pelo Ariano Suassuna ao explicar o que seria o Movimento Armorial, lançado em Recife em 1970.

OBS: Os meu livros "oficiais" do Desafio Literario não foram entregues então como eu queria participar mesmo assim eu peguei uns "extras" pra ler.
Segue o trailer do filme:


Um comentário:

  1. A gente se surpreende mesmo com as leituras do desafio...das coisas que a gente pensava que nunca iria gostar..rs
    Beijocas

    ResponderExcluir