A Pena e a Lei
Ariano Suassuna
Agir
Artes/ Teatro/ Literatura Nacional
160 páginas
"A Pena e A Lei" é uma súmula do teatro. Síntese de fontes populares e de exigente inspiração erudita, Commedia dell'Arte e autor sacramental, sátira de costumes e arguta mensagem teológica, divertimento nordestino e proposição de alcance genérico, herança de valores tradicionais e saída para uma vigorosa dramaturgia coletiva, histórica concreta e vôo para regiões abstratas, mamulengo e metafísico.
Não sei dizer se eu gostei desse livro, os dois primeiros atos foram muito divertidos de ler, mais já no meio do terceiro ato, a peça saiu do lado cômico para ficar um pouco mais seria.
Mesmo não sabendo se gostei ou não, eu posso garantir que me diverti bastante, a esperteza do Benedito é um dos pontos fortes do primeiro e do segundo ato. Cheiroso e Cheirosa também fazem toda a diferença na introdução de cada ato, eu ria tanto com eles que minha mãe achou que eu tava passando mal.
Os livros de Ariano Suassuna estão me surpreendendo, assim como o “Auto da Compadecida”, a leitura foi gostosa, e eu mal percebi que cheguei ao fim do livro.
Agora deixando um pouquinho a estória de lado, eu me apaixonei pela capa, é tão linda, fiquei admirando ela por muito tempo. Se eu não me engano a capa é de Romero de Andrade Lima, e as obras dele são muito legais, fiz até uns marcadores com uns trabalhos dele.
?/5
OBS: Os meu livros "oficiais" do Desafio Literario não foram entregues então como eu queria participar mesmo assim eu peguei uns "extras" pra ler.
Cheiroso e Cheirosa, ai que fofo esse livro. Suassuna tem uma espirituosidade ímpar!
ResponderExcluirBeijocas